SOBRE | about

Um lugar para a joalheria

A joalheria é uma das expressões mais antigas da existência humana. Embora seja difícil precisar desde quando a humanidade se enfeita, escavações arqueológicas encontraram adornos que datam da pré-história. Museus guardam essas joias como documentos. O desejo de enfeitar o corpo para enfatizar a beleza física, simbolizar o pertencimento a um determinado grupo, trazer um símbolo de afeto para carregar consigo, eternizar um momento ou celebrar o amor tem acompanhado a nossa trajetória como uma forma de linguagem. Uma comunicação escrita em ouro, prata, cobre, pedras. A fogo e martelo.  Sem palavras, repleta de mensagens. 
SOBRE

A joalheira

Kátia Stringueto é uma joalheira que veio do jornalismo. Depois de atuar em jornais e revistas cobrindo as áreas de saúde, bem-estar e estilo de vida foi a vez de contar sua percepção da alma humana por meio dos metais.

A coleção PANC (sigla para plantas alimentares não convencionais) é o resultado de um interesse constante pela beleza que existe fora dos padrões. Seu desejo é atrair a atenção para o pouco visto, pouco reconhecido e pouco ou nada glamurizado. Trevos, taiobas, malvaviscos, peixinhos da horta e outras espécies populares ganham assim um status de permanência na interpretação de cobre, prata e ouro.

Mas nem só a flora emociona a joalheira. Sua pesquisa busca a vibração que faz pulsar do imperfeito. Daí as peças assumidamente irregulares e inusitadas. Atualmente, Kátia trabalha em seu ateliê na City Lapa, em um espaço com jabuticabeiras, mamoeiros, horta e uma revigorante colaboração das PANC.
CONCEITO

O ateliê 

Folhas, sementes, galhos e cascas de árvore coletados ao acaso, seja nas viagens para os elegantes parques de  Nova York e Oslo, seja durante caminhadas pelas ruas da Lapa ou pelas modestas trilhas da Serra do Japi, no interior de São Paulo, são como tesouros que Kátia Stringueto guarda com cuidado. Enquanto decoram o ateliê, trazem a atmosfera bucólica e ainda atuam no inconsciente da profissional impregnando de formas, texturas e sentidos seu processo criativo. São referências de longa duração. Atraem quando chegam, frescas e orvalhadas, e nos dias e meses seguintes, já com as marcas da passagem do tempo sobre elas.
Share by: